Vila Nova de Gaia

Embora à primeira vista possa parecer que Vila Nova de Gaia faça parte do Porto, na verdade se trata de outra cidade portuguesa. Está na margem esquerda do rio Douro, exatamente em frente do Porto.

Em Vila Nova de Gaia, você pode dar um passeio pela margem do rio, fazer um passeio de barco pelo Douro ou visitar algumas das famosas caves onde se fabrica o vinho com denominação de origem do Porto.

Uma das imagens mais típicas desse passeio são os chamados “rabelos”, uns barquinhos de madeira que foram construídos incialmente para o transporte dos tonéis de vinho e que hoje em dia são usados para fazer pequenos cruzeiros turísticos pelo Douro.

Como chegar

Para ir do Porto a Gaia, basta atravessar a Ponte Luís I. A forma mais prática de atravessar é a pé ou de ônibus, pela parte baixa da ponte. Assim, você chegará à margem do rio de Vila Nova, que é justo a zona onde estão todas as caves.

Esse trajeto também pode ser feito usando o metrô ou um bonde pela parte superior da ponte, mas para atravessar dessa maneira você teria que caminhar muito até chegar à zona da ribeira do rio. 

Transporte

Ônibus: linhas 900, 901 904 e 906.

Lugares próximos

Cave Sandeman (55 m)
Cave Cálem (257 m)
Ribeira (282 m)
Cave Ramos Pinto (338 m)
Casa do Infante (359 m)