Braga, localizada a 54 quilômetros a nordeste do Porto, é a quinta cidade mais populosa de Portugal. É considerada o centro religioso do país e se tornou uma moderna cidade estudantil.

Localizada no extremo norte de Portugal, Braga é uma das cidades mais antigas do país. Com apenas 200.000 habitantes, destaca-se especialmente pelo seu passado ligado à religião, evidente em todo o centro histórico. No entanto, as duas universidades localizadas nas suas ruas fizeram de Braga uma cidade moderna, vibrante e jovem, graças ao grande número de estudantes que nela residem.

O que ver em Braga

A Catedral de Braga é a mais antiga de Portugal. Também a principal atração turística da cidade e um local de visita obrigatória se você estiver na capital do Minho. Fundada no século XII e de origem românica, incorporou elementos góticos, manuelinos e barrocos ao longo dos anos. Afonso Henriques, o primeiro rei português, está sepultado em uma das suas capelas, juntamente com os seus pais, Henrique de Borgonha e Teresa de Leão. Além disso, você também poderá visitar o Museu do Tesouro da Sé, onde está a cruz da primeira missa católica celebrada no Brasil, no século XVI.

O centro histórico de Braga esconde outros monumentos emblemáticos, como o Palácio do Raio ou a Casa do Mexicano, construídos por André Soares em meados do século XVIII. Trata-se de um impressionante edifício palaciano com uma arquitetura civil palaciana, que chama atenção por sua fachada decorada com azulejos azuis e brancos e grandes janelas ornamentadas com pedra. Atualmente, abriga a Santa Casa da Misericórdia de Braga.

A cerca de cinco quilômetros dos arredores da cidade, encontra-se o Santuário do Bom Jesus do Monte, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esse santuário é um dos centros de peregrinação mais importantes de Portugal e destaca-se pelas suas monumentais escadarias barrocas. É possível chegar lá de carro ou aproveitar este tour de tuk tuk por Braga.

Outras grandes atrações de Braga incluem a Praça da República, em estilo renascentista, que combina a parte histórica da cidade com a era moderna, o Arco da Porta Nova, o antigo Paço Episcopal e o Jardim de Santa Bárbara, além de grandes museus da cidade, como o Museu dos Biscainhos e o Museu Arqueológico.

Você pode aprender sobre as origens romanas e as tradições religiosas da cidade, além de todos esses locais imperdíveis, enquanto faz um tour privado por Braga.

Como chegar a Braga

A terceira maior cidade de Portugal, depois do Porto e de Lisboa, atrai muitos visitantes que desejam conhecer suas atrações. Chegar a Braga é muito fácil e pode ser feito de várias maneiras:

Excursão

Se você estiver no Porto e tiver um dia para aproveitar e mudar de ares, a melhor opção é reservar um bate-volta a Braga para descobrir a cultura, a gastronomia e as belezas naturais do norte de Portugal. Com esta atividade, você conhecerá o charme desta cidade e seus grandes monumentos, além de seguir para Guimarães.

​Trem

O trem é uma excelente forma de se deslocar por Portugal. É possível chegar facilmente a Braga a partir do Porto (cerca de uma hora e 15 minutos em média) através de trem na estação de São Bento. As partidas são diárias a cada 30 minutos e custam pouco mais de 8 (US$9,31). Também é possível comprar bilhetes para os trens Intercidades, que duram menos de uma hora, por um custo mínimo de 14 (US$16,30).