Guimarães

A cidade de Guimarães, parte do distrito de Braga, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2001, sendo conhecida como "Berço de Portugal" pelos próprios portugueses.

O que ver em Guimarães

O Castelo de Guimarães é o símbolo da cidade, sendo considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal. Construído no século X e reforçado no século XIII, a história conta que foi onde nasceu o primeiro rei do país, Afonso Henriques.

Ao lado do Castelo está o Paço dos Duques de Bragança, um imponente palácio do século XV que parece que saiu de um conto de fadas. Ao entrar, você descobrirá suas salas repletas de móveis e peças decorativas dos séculos XVII e XVIII. Você também poderá ver o claustro gótico e admirar os salões de banquetes.

O centro histórico nos dá as boas-vindas com uma placa sobre as ruínas das antigas muralhas de Guimarães onde se lê "Aqui nasceu Portugal".

Para conhecer a cidade e todos os seus palácios, castelos e igrejas monumentais da melhor forma possível, recomendamos reservar um tour por Guimarães, que inclui uma degustação de vinhos do norte de Portugal, tornando a sua visita ainda mais especial.

Como chegar a Guimarães

Vale a pena visitar a cidade devido à sua proximidade com o Porto, a pouco mais de 50 quilômetros de distância, além disso, você vai precisar apenas de um dia para conhecê-la. A maioria dos monumentos fica próxima uns dos outros e você poderá ir caminhando (ou se preferir uma forma mais original, poderá ir de tuk tuk). São várias as opções para chegar a Guimarães:

Trem:

Outra opção confortável se decidir passar o dia ou mesmo uma noite. Por 15 (US$17,45), você poderá viajar da estação de São Bento até Guimarães em uma viagem de uma hora e 15 minutos. Há saídas ao longo do dia, mas é melhor programar a sua viagem de volta, especialmente aos fins de semana, pois o intervalo de partidas é maior.

Lugares próximos

Braga (11 km) Aeroporto de Porto (34.1 km) Rua Santa Catarina (39.2 km) Praça da Liberdade (39.6 km) Ribeira (40.2 km)