Catedral da Sé de Porto

Construída na parte mais alta da cidade, a Catedral da Sé de Porto é o edifício religioso mais importante de Porto. 

A catedral está situada no bairro de Batalha, ao lado das muralhas que protegeram a cidade no passado. O exterior do edifício tem um aspecto de fortaleza com ameias.

A construção da catedral começou no século XII e, ao longo da história, sofreu muitas reconstruções, por isso possui diferentes estilos. A maior parte da catedral é barroca, embora a estrutura da fachada e o corpo da igreja sejam românicos, e o claustro e a capela de São João Evangelista sejam de estilo gótico.

No seu interior, as grandes colunas fazem com que aumente a sensação de estreiteza e altura da nave central. Trata-se de uma decoração muito sóbria e as paredes estão vazias, exceto no altar maior e em algumas capelas de estilo barroco.

O Claustro

O acesso ao claustro da catedral é feito pelo interior da mesma, por uma porta situada do lado direito. Este claustro pertence ao século XIV e está decorado com azulejos que refletem cenas religiosas. Do Claustro você também pode entrar na Casa do Cabido, onde é exposto o “tesouro da catedral”, uma coleção de objetos de ourivesaria religiosa.

Imprescindível

A catedral e seu claustro são duas das visitas imprescindíveis em Porto e a catedral foi merecidamente declarada Monumento Nacional.

No centro da praça da Catedral você poderá ver uma coluna que era usada para enforcar os criminosos. Desse ponto você terá uma vista privilegiada da cidade, do rio Douro e das caves que estão do outro lado do rio.

Horário

De abril a outubro: das 09:00 às 12:30 e das 14:30 às 19:00 horas (claustro das 9:00 às 12:15 e das 14:30 às 18:30).
De novembro a março: das 9:00 às 12:30 (claustro até 12:15) e das 14:30 às 18:00 horas (claustro até as 17:30).
Aos domingos e feriados religiosos, o claustro abre apenas à tarde.
No dia de Natal e Páscoa permanecerá fechado.

Preço

Catedral: Entrada gratuita.
Claustro: 3€.
Cartão Porto Card e estudantes: 2€.
Crianças até 10 anos: Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: São Bento (Linha D).